quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Sessão Cinematográfica: Última Parada 174

Koéh, mermão! Po%#!, ta de sacanagem neguín?? Atividade no bagulho, car$#@@!


Cinespectadores, fui conferir totalmente atrasado o filme Última Parada Um-Sete-Quatro, filme de Bruno Barreto e que vai concorrer ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro! E deixa eu fazer uma pergunta infame: Você cansou de filmes de favela? Eu não!



Deve ser porque filme de favela é sempre uma novidade [/ironia]. Em um filme eles dão tiro na mão do inocente, no outro eles dão tiro no pé e no outro eles te dão a opção: "Mão ou pé, mermão?" (/rima) Em Última Parada 174, por exemplo, o tiro é na cara mesmo. Outra coisa curiosa em filmes que tratam do subúrbio carioca é que os palavrões são sinistramente usados e abusados e escraxados e normalizados. Se alguém tiver paciência de contar quantos palavrões foram ditos em Cidade de Deus e em Última Parada 174, vai ter um ótimo entretenimento. Queria até sugerir aqui pro RapaduraCast, que façam um podcast, colocando no ringue do Duelo três filmes de favela. I mean... é só uma sugestão, até porque o último podcast sobre os filmes Bruxa de Blair (CLASSIC), Cloverfield (JJ "The man" Abrams) e R.E.C (SINSTER), foi EXCELENTE! Err... voltando o foco pro filme...

Calma, antes eu vou relatar a minha chegada ao local: Entrei na sala de cinema, e me veio a mente o dia quando fui ver SAW V. Sala vazia. Ninguém.
Nenhuma alma até os primeiros 5 minutos de filme. Aí sim, a galera começou a chegar. Eu quero aproveitar o espaço que me foi concedido (?), para fazer um apelo à galera de Palmas City: Galerona, vamos ao cinema! É bom! É caro, mas é bom! Cultura. Agora sim, vamos ao filme...

Sinistra! A história de Sandro, the killer of the bus, é sinistra! Não muito diferente da história de muitos brasileiros, exceto pelo fatídico episódio do Onibus 174, onde saíram duas pessoas mortas, entre elas, estava (Alê)Sandro. Um menino que, antes da sua mãe ser morta em um assalto, era feliz e sonhava em ser rapper. O cara tinha o macete de fazer rimas, até tentei gravar na cabeça uma das frases que eu raxei de rir no filme e que ninguém mais riu, só eu, que é quando a Tia Walquírea pergunta porque ele não escreve seus raps pra que ele não esqueça, e então o menino responde: "Porque se eu escrever eu não vou ter criatividade para fazer outro. Eu gosto é de esquecer!"

Na verdade, eu me surpreendi com a película (?). Eu fui desacreditado por tudo e todos, nego(a) falava pra mim, "Eu não vou contigo não, esse filme parece ser chato!" e eu lá, "Vamo, vai ser legal..." e nada! Todos me desanimando. Foi quando o roteiro de Bráulio Mantovani calou a boca de todos(as) eles e até a minha! O filme me prendeu do início ao fim, graças a Deus, porque eu não gosto de jogar dinheiro fora pra ver filme ruim. Única coisa pior que filme ruim é leitura ruim! Perda de tempo do caramba... E serviu também pra esclarecer a história da mulher que dizia ser a mãe de Sandro e queria pedir indenização e a troçada toda.

Só tenho que dizer que o final, o momento que todos estavam esperando, o clímax, o ingresso do filme... não foi tão bom assim. I mean, o sequestro que era o sequestro não foi abordado de uma forma mais intensa, na minha opinião. MAS ISSO TEM EXPLICAÇÃO, com certeza tem. Não era a proposta do filme falar do sequestro em si, mas sim da história da mãe do garoto e do garoto e do outro garoto que na verdade era filho da mãe que achava que era mãe do garoto que sequestrou o ônibus. (?)

O filme vai concorrer ao Oscar na categoria MELHOR FILME ESTRANGEIRO, vamos torcer pro Brasil ganhar alguma coisa! Não que ele não ganhe nada... pelamor, não quis dizer isso... Mas você sabe né... Ordem e Progresso, forever!

25 comentários:

Anônimo disse...

hauiahuiahaiuhaiuahauih.. Amei a frase q só vc riu! E, sim, pelo nome o filme parece ser uma chatice, maas, as aparencias enganam né. Avho que o dia que eu for no cine esse filme com certeza não estará em cartaz. Mas, dvd existe pra isso mesmo. hauhauha. Já to falando merda aqui :S Enfim, bom saber de mais um filme bom e brasileiro. Se cuida hein e continua postando mais! Bjo.

Victor Panettiere disse...

Ah... nem curto cinema nacional.. mas tipo se o Brasil fizesse mais filmes adolescentes quem sabe me atrai!

ps: Meu nome não é jhone eu achei muito legal

Anônimo disse...

Ahh vamos combinar uma coisa no Brasil temos dois tipos de filme: comedia e ação geralmente na favela, antes existia um preconceito tuh chegava à locadora ou cinema e tipo tinha dois filmes um americano e outro brasileiro, vc escolhia qual? O americano é lógico, se você nunca fez ou viu alguém fazer isso me desculpe, mas bora combinar que era assim, ai hoje eu me pergunto quem nunca viu tropa de elite mais de 1 vez???
Já disseram que o Brasil só tinha uma coisa futebol e mulher,lógico que nos temos varias outras coisas que se eu for enumerar vo ter que escrever um blog,ta ai tropa de elite ganho a palma de ouro, a indústria cinematográfica do Brasil aumenta cada dia mais e mais,é o Brasil mostrando do que é capaz,de ator ate diretor,a única coisa q falta é expandi mais os gêneros porque fala serio ninguém agüenta comer só arroz e feijão durante mais de sei lá,uma década (?),então bora expandir mais né colocar outros gêneros,ah Marcelo amei tua critica,tah cada dia se superando,to esperando jah pelo próximo post...(rápido viu,...quem mando me vicia).

Vinicius Yuri disse...

Poxa, os cinemas aí tão sempre vazios? Hahahhaha

Eu não tive a chance de ver este filme ainda...

infelizmente.

http://greenbedroom.blogspot.com

Marcelo disse...

Eu acompanhei esse caso, quero muito ver também o filme.

Abraço


http://papodomarcelo.blogspot.com/

AriFilho disse...

"Em um filme eles dão tiro na mão do inocente, no outro eles dão tiro no pé e no outro eles te dão a opção: "Mão ou pé, mermão?" (/rima) Em Última Parada 174, por exemplo, o tiro é na cara mesmo."

huaha to adorando teus comentarios, cara. Muito bom o blog.
Abraço! Irei ver Ultima Parada 174 esses dias. Té mais

Gisela Melloso disse...

Ouvi falar do filme, e agora com sua dica quero ve-lo , sim, mas tem coisa... Vc disse uqe o final não é o que esperava ai ai ai, bom mas vou ver do mesmo jeito!!

ótimo post e ótima dica , parabéns

Anônimo disse...

hsushushushs,
Eu jaa ouvi falar nesse filme,
mais nuncaa mee interessei em ver nõ
maais agoraa eu queroo veer!
hsushushs :)
Continuue postaandu!
Parabeens²

Beijooos: Nathyele :)

Soneca disse...

Eu vi o filme e realmente gostei, está totalmente certo quanto ao filme, mesmo não abordando só e exclusivamente o seqüestro do ônibus, o filme mostra três histórias que se unem em um fato trágico.
Gostei do filme.
E gostei do Blog ;D
jioj;D

Anônimo disse...

Mais um filme brasileiro falando a óbvia realidade do avanço da criminalidade em face do despreparo estatal para lidar com o caso.


Achei seu blog com conteúdo de alta qualidade, uma pena não ter mais de trÊs meses de vida.

Gentileza procurar os Blogueiros Unidos quando completar 03 meses:

www.blogueirosunidos.blogspot.com/

Anônimo disse...

Só o Marcelo riu pq ele é autista(?'
Vou ver o filme amanha só por causa disso ;x

Rafa disse...

Ahh tô louca para ver este filme..
Mais ele é muio interessante pois fala deste terrivel sequestro!!
hauha


visite meu blog e deixe sua marca:
http://publicacaoderafaelaalves.blogspot.com/

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

tipo cinema nacional não curto muito
:)

valeu

http://www.cabruncoo.blogspot.com/

Anônimo disse...

Eu ainda não tive a oportunidade de ver o filme, mas fiquei sabendo que ele não crucifica o bandido e achei muito legal.
Sei que é caro, mas a verdade é que tenho preguiça do cinema.
hehehehe

Agora..
Por que todo o filme que faz sucesso no Brasil tem que ter palavrão!?!?
Puta que o pariu, hein!??!

@diegohag disse...

Bem, eu nao só vi o filme como tb fiz teste para alguns papéis (o menino estudante que dirige o ônibus e o menino que mata a mãe do Sandro) Tá nã passei. Tem alguns conhecidos que fazem o filme (Ricardo e Rogério Blat, Milton Filho (o motorista negro). Sem contar que o ator que faz o Sandro, o Mechel Gomes, eu conheço, e achei ele um saco, quase não vi o filme por culpa dele.

Mas enfim, o filme não é ruim, mas eu SIM estou cheio de filmes "favela".

Viva ao Cinema Nacional!

Anônimo disse...

cara assisti esse filme e muito bom...

ahahaha e sim velho
eu moro sozinho apesar do post e revoltoso eu adoro mora sozinho ahhahaa
n conseguiria viver com meus pais novamente...

mais e assim mesmo vc vai curti

mais tem os poremm que u citei hhahaha

Eloá Menegocos disse...

sempre a mesma favelada.
quem sabe eu não passo pra ver.

adorei as críticas sobre os filmes.Eu assisti desafiando o Gigante e ele é um ótimo filme mesmo. :)

:*

Emanoel Ferreira disse...

OWWWW! MUITO BOM TEU BLOG KARA! PARABÉNS MSM!
GOSTARIA QUE ENTRASSE COMO ACOMPANHANTE DO MEU, O TABERNA BLOG!
www.blogtaberna.blogspot.com

INTEREÇO-ME POR PARCERIA COM TEU BLOG! ME MANDE UM RECADO COMO RESPOSTA.
VALEU!

B. L. disse...

Marcelinho, seu Blog tá ótimo. Você vai fazer a facul errada, rs. Devia fazer Jornalismo, ok .Beijos, te amo

Rebeca . disse...

deve ser legaal !
vo assistir xD
Beijo

Veiga disse...

n gostei do q vi sobre esse filme...

^^

qq coisa aqui, vira filme... daqui a pouco sai o "Eloah"

aff

Wander Veroni Maia disse...

Olá!

Curto cinema nacional, mas esse filme não merecia representar o Brasil para concorrer ao Oscar por ter falhas absurdas de contexto. O diretor romantizou demais a história, que não tem nada a ver com a original. Esqueceu de incentivar o debate e de provocar a mídia, principalmente. Fiz até uma crítica no meu blog sobre isso. Poderia ter sido um filme melhor. Ao sair da sala tive a sensação de ter assistido a um capítulo de novela, não um filme.

Abraço,

=]

-------------------
http://cafecomnoticias.blogspot.com

Unknown disse...

Caraca, Marcelão!
Ainda não tive tempo de assistir ao filme, mas farei assim que puder.
kkkkkkkkk
Parabéns pelo BLog!
Huhul!

Gabriiela thomé disse...

Novidade o Cinema está sempre vazio né ?
A mulher dos ingressos já deve conhecer sua cara :D HUASHAUHS .

E como sempre . o texto está ótimo . bjs Marcelinho:*